CRIANDO OPORTUNIDADES EM MEIO A CRISE

Segundo o estudo “Perspectivas sociais e do emprego no mundo – Tendências de 2017”, de cada 3 novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro. A OIT estima que o Brasil terá 1,2 milhão de desempregados a mais na comparação com 2016, passando de um total de 12,4 milhões para 13,6 milhões, e chegará a 13,8 milhões em 2018.
Esta informação é para deixar qualquer um de cabelo em pé!
Conheço várias pessoas que estão desempregadas e desesperadas com toda esta situação, e o meu conselho é para que estas pessoas busquem dentro delas os seus talentos e criem oportunidades para se reinventarem.
Também ouço que: “Mas eu não tenho talento para nada”!
Todos nós temos talentos, a dificuldade está em reconhecer.
Por definição, talento é a inclinação natural de uma pessoa a realizar determinada atividade.
Observe-se então realizando alguma coisa com certa facilidade: facilidade de síntese, de falar em público, de traduzir matérias, de cozinhar, de consertar algo, de lidar com pessoas, de lidar com números…
Talento é aquilo você faz com tamanha facilidade, que os outros reconhecem em você mas que nem passa por sua cabeça que isso te diferencie e que por muitas vezes você não consegue dar um valor a isso. Pense nas vezes em que alguém lhe pediu algo, algo que você dominasse e que fizesse com facilidade? Este alguém até pede para você cobrar por esse “serviço”, mas esta é uma ideia inconcebível para você.
Lanço aqui o desafio: Por que não usar seu talento e cobrar por este diferencial?
Eu mesma, sempre tive talento para a culinária. Não valorizava isso. Mas aos poucos, e em meio a uma crise, vi uma oportunidade de ganhar dinheiro com isso, e foi então que comecei a fazer congelados e abri a minha empresa “Cor e Sabor Congelados”, que vai muito bem obrigada!
Da angustia do desemprego, me renovei e uma nova energia para a minha vida foi dada. Digo que recomecei as 46 anos de idade. Tenho mais 46 anos pela frente, seguindo a genética da minha família, o que significa que uma nova vida iniciou!
Por isso que vale a frase conhecida da Filosofia: Conhece-te a ti mesmo, um aforismo grego que revela a importância do auto conhecimento.
Somente através da quebra de paradigmas, da imersão dentro do seu eu, da necessidade eminente de ter uma “carta na manga” que você irá reconhecer seus talentos.
Quantas pessoas não “baixaram suas cristas” perante ao desemprego que bateu em suas portas e se tornaram mais humildes? Quantas pessoas abriram seus “negócios” fazendo algo que tem talento? E que por vezes, ganham menos, mas estão mais felizes Quantas pessoas revisitaram seus valores de vida e mudaram a perspectiva de suas visões perante o outro, perante o mundo? Quantas pessoas decidiram mudar suas atitudes? Tenho certeza que você conhece várias delas!
Então, arregaçe as mangas, mergulhe em você e crie oportunidades!

Fabi Ribeiro
#coachfabribeiro
#fabiribeirotransformandovidas



Deixe uma resposta